Experiências reais

No último post de 2009 falei sobre a importância de comemorarmos aquilo que conquistamos. Esta frase de Aldous Huxley me parece perfeita para o primeiro post de 2010:

Experience is not what happens to you. It is what you do with what happens to you.

Aldous Huxley

A segunda sentença expressa uma grande verdade sobre desenvolvimento pessoal e profissional, e podemos olhar esta verdade através de duas perspectivas diferentes.

Primeiro, ganhar experiência significa que você tem a habilidade de aprender com aquilo que você vivencia. Algumas pessoas estão tão presas a suas atuais crenças e modelos mentais que são simplesmente incapazes de obter algo proveitoso destas “experiências”. Elas podem passar por diversas situações muito interessantes, muito propícias ao desenvolvimento, mas sairão delas exatamente da mesma forma que entraram. Estas pessoas não ganharam experiência alguma, apenas desperdiçaram uma grande oportunidade.

Segundo, a forma como você reage ao que acontece é fundamental. Podemos ter uma reação passional diante de um imprevisto e reclamarmos por um bom espaço de tempo; ou então podemos buscar imediatamente uma solução e talvez avaliar como evitar que este tipo de imprevisto ocorra novamente. Podemos nos irritar quando algo não sai exatamente como planejado; ou podemos aproveitar o inesperado para descobrir algo novo. São muitos os exemplos, mas a forma como você reage irá determinar se você será capaz de aproveitar a experiência vivida ou estará mais preocupado com suas próprias emoções, expectativas e frustrações.

Estabeleça para 2010 a meta de prestar atenção à forma como reage às situações. Avalie se sua reação o ajuda a ganhar experiência ou apenas faz você gastar energia. O que você prefere?

Deixe um comentário